O Gboard finalmente permite alterar a fonte de caracteres do teclado. Em uma versão de testes do aplicativo, foi encontrada a opção de personalização que permite alternar entre a fonte padrão do sistema e a fonte do Google.
Por padrão, o Gboard adota a fonte Google Sans, independente da fonte definida no sistema. Isso cria uma inconsistência visual no aparelho, em que o teclado passa a ser uma das poucas áreas com fonte diferente.
Na versão 14.7 do Gboard, atualmente em Beta, essa diferença foi solucionada: dentro do menu “Aparência” (Configurações > Preferências > Aparência) foi encontrada uma opção para alternar entre a fonte padrão do Gboard e a fonte definida no sistema.
O Gboard pode adotar a fonte padrão do teclado ou a fonte escolhida para o sistema.Fonte: 9to5Google/Reprodução
Nos testes do site 9to5Google, que descobriu a novidade, os prints mostram o Gboard com Google Sans e com Roboto, fonte padrão de celulares Pixel. Contudo, em interfaces com mais opções de fonte (One UI da Samsung, por exemplo), o Gboard deve se adaptar a qualquer visual escolhido.
Por se tratar de uma função ainda em testes, não há previsão para o lançamento público da novidade. Se você for um testador, vale conferir se há atualizações pendentes para o Gboard na Play Store e experimentar a opção.