Qualcomm considera comprar parte de setor de chips da Intel

A Qualcomm está estudando a aquisição de parte dos atuais negócios da rival Intel em semicondutores. Duas fontes anônimas confirmaram à agência de notícias Reuters que ao menos a sondagem sobre o assunto já existiu.

De acordo com a reportagem, o setor de design de chips para PCs é um dos alvos em potencial da Qualcomm. Porém, a companhia também avalia outras unidades da concorrente para futuras negociações e já estaria há alguns meses estudando as possibilidades.

Os novos chips para PCs da Qualcomm.Os novos chips para PCs da Qualcomm.Fonte:  Qualcomm 

Recentemente, a Qualcomm voltou a fazer barulho no setor de notebooks com o lançamento dos processadores Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite — especialmente pela capacidade de inteligência artificial (IA) e a parceria com o Copilot da Microsoft.

Ainda segundo as fontes, uma das divisões que a Qualcomm dificilmente vai comprar é a de servidores por “não fazer sentido” do ponto de vista estratégico e comercial.

Em nota, a Intel negou qualquer conversa em andamento em relação ao assunto e disse estar “profundamente comprometida com o nosso negócio de PCs“. Já a Qualcomm se recusou a comentar sobre o assunto.

A má fase da Intel

Apesar da negativa por parte da Intel, a companhia de fato está considerando a venda de unidades. O objetivo da empresa é equilibrar as contas depois de uma série de relatórios fiscais desastrosos e pouca perspectiva de melhora sem mudanças drásticas em sua estrutura.

A companhia anunciou no começo de agosto deste ano a demissão de 15% dos funcionários — cerca de 15 mil pessoas — e a redução planejada de US$ 10 bilhões no orçamento. Em 2023, ela revelou o maior prejuízo da história da marca, com queda nos lucros e alta em gastos.

Vender divisões pode ser uma das soluções da Intel.Vender divisões pode ser uma das soluções da Intel.Fonte:  GettyImages 

Para piorar a situação, processadores recentes da companhia apresentaram problemas no funcionamento e geraram uma crise de imagem logo no setor mais popular da marca.

Um plano estratégico de corte de custos deve ser apresentado em breve ao conselho da empresa pelo CEO da Intel, Pat Gelsinger. A expectativa é de que ele traga informações como as unidades e divisões que a marca colocará à venda.

Fonte