No Dia do Soldado, Lula entrega medalha do Exército a Bia Souza, campeã olímpica no judô


Guilherme Schmidt e Natália Araújo, medalhistas de bronze em Paris, também receberam a distinção. Homenageados integram programa de atletas de alto rendimento do Exército Lula participa de cerimônia do Dia do Soldado.
Reprodução/ TV Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou nesta quinta-feira (22), em Brasília, a Medalha do Exército Brasileiro à judoca Beatriz Souza, campeã dos Jogos Olímpicos de Paris. Bia conquistou o ouro na categoria para atletas acima de 78 quilos e o bronze na disputa por equipes.
Lula também entregou à homenagem ao judoca Guilherme Schmidt e à jogadora de vôlei Natália Araújo, a Natinha, que ganharam medalhas de bronze na França. Bia, Schmidt e Natália integram o programa de atletas de alto rendimento do Exército e têm a patente de terceiro-sargento.
Os medalhistas olímpicos participaram da cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, no quartel-general do Exército, em Brasília, que reuniu militares, ministros do governo federal e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.
Lula entrega medalha do Exército à judoca Bia Souza em cerimônia alusiva ao Dia do Soldado
A Medalha Exército Brasileiro, criada em 2016, reconhece a atuação de civis, militares e instituições que prestaram serviços considerados relevantes para o Exército.
Atuação dos soldados
Durante a cerimônia, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, leu uma ordem do dia alusiva ao Dia do Soldado. Na mensagem, ele destacou os trabalhos realizados pelos militares e citou restrições orçamentárias.
Paiva mencionou a atuação de soldados em ações contra o garimpo e de proteção aos yanomami, no combate às queimadas no Pantanal, no socorro aos atingidos pelas cheias no Rio Grande do Sul e na proteção da faixa de fronteira.
“Esse espírito perseverante e de doação integral à carreira é mantido incólume, mesmo sob os efeitos das restrições orçamentárias que atingem a todos”, declarou.
“Apesar disso, não nos descuidamos da imperiosa necessidade de mais helicópteros, de mais blindados e de mais mísseis, meios militares imprescindíveis, que foram adquiridos de forma responsável e transparente e foram agregados à dotação de material da Força, aumentando nossa capacidade de cumprimento de missão”, acrescentou.
O comandante frisou em mais de um momento a missão do Exército de cumprir suas funções constitucionais e afirmou que os ” verdadeiros soldados” atuam pelo exemplo.
“Esses são os soldados que o País quer: cidadãos brasileiros comprometidos com as leis e defensores da nossa Constituição”, declarou.
– Esta reportagem está em atualização

Fonte