Depois de receber mais de 15 artistas convidados em Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra e Cáceres, o Literamúsica retorna para a segunda temporada, na próxima quarta (24/07), no Jardim do Sesc Arsenal. Os seis novos episódios serão apresentados pelo maestro Fabrício Carvalho, que receberá convidados especiais, pessoas das mais variadas áreas de atuação, para uma conversa generosa, com linguagem descontraída e fluida, que proporcionará à plateia e aos que estarão conectados virtualmente, pelas redes sociais do programa, intensa troca de saberes sobre música, literatura, arte, cultura, tecnologia e inovação.
No episódio de abertura, a poetisa, dramaturga e escritora brasileira, atual presidente da Academia Mato-grossense de Letras (AML), Luciene Carvalho, está entre os convidados. O Literamúsica Inovação também terá a participação do músico e jornalista Raul Ruffo e do professor Paulo Ramalho, da UFMT.
Reprodução
A dinâmica do programa, que será transmitido ao vivo pelas redes sociais e Youtube, acontece no estilo talk show. Na nova edição, ele contará com ajuda da inteligência artificial Iara. “Teremos a presença de uma inteligência artificial, que será minha assistente. Iara irá me ajudar na condução do programa, perguntar coisas, discutir e questionar outras, sempre com muito humor. Mas nossa inteligência artificial, além do humor, tem algumas características que a IA do mundo moderno não tem. A nossa é emocional, chora e sente ciúmes, por exemplo”, adianta Fabricio Carvalho.
A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode se juntar à plateia do Literamúsica no Jardim do Sesc Arsenal. A presença do público foi pensada para gerar aproximação entre os convidados e os assuntos que serão abordados ao longo do programa. Fabrício Carvalho destaca a importância de iniciativas como o projeto de talk show em um momento de efervescência da literatura e da música brasileira feita em Mato Grosso.
“O programa traz uma nova roupagem, saindo das caixas cênicas e indo para espaços abertos, justamente para popularizar esse debate que, muitas vezes, acaba sendo só entre músicos e literatos, entusiastas da literatura”
Enfatiza o maestro Fabrício Carvalho
“É um momento rico, talvez o mais rico nos últimos tempos. Por meio do Literamúsica queremos mostrar isso, diversificar, fazer com que as pessoas conheçam e curtam esses artistas e escritores. Também teremos a interação digital, o Literamúsica 2024 traz essa novidade, vamos falar muito sobre as plataformas digitais, por exemplo: você gosta de ler seu livro em papel ou e-book? Vamos tratar tudo isso em um ambiente digital e moderno, mas com o carinho humano de quem fala de livro e de música em um dos mais bonitos e agradáveis espaços de Cuiabá que é o Sesc Arsenal”, explica.
Nova roupagem
A produção da segunda temporada do Literamúsica é realizada pelo Movimento Vambora. O responsável técnico do projeto, Matheus de Luca, conta que os novos episódios terão novidades tanto na parte cenográfica e estética quanto no conteúdo que será abordado, já que nesta edição o assunto passa pela ligação entre literatura, música e tecnologia. Além disso, o diretor técnico destaca a chegada da plateia e da gravação em espaços abertos, como o Jardim do Sesc Arsenal.
“O programa traz uma nova roupagem, saindo das caixas cênicas e indo para espaços abertos, justamente para popularizar esse debate que, muitas vezes, acaba sendo só entre músicos e literatos, entusiastas da literatura. Queremos conversar com as pessoas que consomem esses produtos, mas nem sempre têm acesso aos bastidores dessa criação, desse processo criativo ou até mesmo de conhecer esses artistas por trás do papel, das letras e do som. É isso que o programa propõe: conhecer um pouco mais, ao mesmo tempo que interagimos com eles de uma nova forma”.
Sobre a temática da nova edição girar em torno de aspectos tecnológicos na literatura e na música, Matheus de Luca explica que, atualmente, a tecnologia está cada vez mais presente, causando mudanças na cultura. “A música e a literatura têm se reinventado, na forma de produzida e consumida. É sobre isso que o Literamúsica desse ano se debruça, vamos falar sobre como a música e os artistas têm se reinventado e atuando nesse novo cenário, em que a tecnologia e o próprio fazer artístico estão interligados, quase como se fossem uma coisa só”.
Sobre o Literamúsica
O Literamúsica foi realizado em 2022, em Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra e Cáceres, com mais de 15 artistas convidados, atendendo mais de 5000 pessoas. Em 2024, o projeto foi contemplado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso e Assembleia Legislativa, para realização de seis edições, além de oficinas e palestras voltadas à Inovação, Arte e Tecnologia. Na estreia, o projeto tem parceria com o Sesc Mato Grosso, para realização de um programa no Jardim Do Sesc Arsenal, com transmissão ao vivo nas redes sociais.
_____________________________
Serviço
Literamúsica Inovação
Data: 24 de julho
Horário: 20h às 21h
Local: Jardim do Sesc Arsenal
Entrada gratuita para participação na plateia