Recém-emancipado, município com 4 mil eleitores terá 3 locais de votação | …

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida, garantiu que o órgão está preparado para atender o município de Boa Esperança do Norte (a 402 km de Cuiabá), nas eleições de outubro deste ano. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal validou a emancipação da cidade, criada em 2000, pela Assembleia Legislativa (ALMT).

Conforme a magistrada, o município tem 7 mil habitantes, e destes, cerca de 4 mil estão aptos a votarem. Serão eleitos prefeito, vice-prefeito e nove vereadores para o comandar o 142º município de Mato Grosso. A cidade terá três locais de votação no pleito de 6 de outubro. 

“Toda a organização por parte do TRE para que haja eleição naquele município está certa. A não ser que tenha alguma decisão que a gente não sabe, o Supremo pode suspender, mas até então, temos tudo organizado para que haja eleição”, disse ela, nesta quarta-feira (17).

Nara Assis/TRE-MT

Presidente do TRE-MT, Maria Aparecida

A cidade recebeu 80% do território de Nova Ubiratã e 20% de Sorriso, e durante as duas últimas décadas, viveu imbróglio jurídico. Somente Sorriso se mostrava favorável à emancipação, que enxergava as dificuldades de atender o Distrito de Boa Esperança do Norte, devido à grande distância entre eles. Já Nova Ubiratã se sentia prejudicada com a perda de 350 mil hectares de terra e contestava judicialmente, até a validação do STF.

Vale ressaltar que em 2020, o TRE chegou a autorizar a  realização de eleições em Boa Esperança do Norte, no entanto, após pedido de Nova Ubiratã, o processo eleitoral foi cancelado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os locais de votação do município de Boa Esperança do Norte serão:

  • *Escola Municipal Boa Esperança, atualmente pertencente ao distrito de Boa Esperança do Norte, município de Sorriso;
  • *Escola Municipal Água Limpa, atualmente pertencente ao distrito de Água Limpa, município de Nova Ubiratã; e
  • *Escola Municipal Professora Vera Lúcia Schmidt, atualmente pertencente ao distrito de Piratininga, município de Nova Ubiratã.



Fonte