Max nega interferência em eleição da Mesa: “Escolha será da maioria” | …

O deputado estadual Max Russi (PSB) assegurou que não haverá interferência na escolha do próximo 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALMT) para o biênio 2025-2026. Segundo ele, será eleito aquele que conquistar mais votos. Atualmente “brigam” pelo cargo os deputados Beto Dois a Um (União), Dilmar Dal Bosco (União) e Janaina Riva (MDB).

Max, que atualmente ocupa o cargo de 1º secretário, diz que existe um compromisso firmado entre ele e o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), de não interferirem na escolha do próximo deputado a ocupar o cargo, que é o segundo mais importante da Mesa Diretora.

“São bons nomes. Acho que os 24 [deputados] têm condições na Casa para ser secretário, presidente, cada nome é um nome colocado e quem vai escolher esse nome será a maioria do Parlamento. Não será nenhuma interferência de fora. Será dentro do Parlamento a escolha dos deputados e eu vou honrar esse compromisso que eu e o Botelho fizemos, da maioria escolher o 1º secretário”, declarou.

Annie Souza/RDNews

Max Russi

 A 1ª Secretaria é responsável pelo orçamento do Legislativo estadual, que hoje gira em torno de R$ 700 milhões neste ano. Max afirmou que irá trabalhar o consenso com os parlamentares e que a disputa é natural, mas acredita que todos prezam pela harmonia do Parlamento.

“Lá atrás também teve disputa quando eu fui secretário a primeira vez. Tinha o meu nome, o nome do Guilherme, da Janaina, e essa discussão é natural. A briga por espaço é natural e esse é o momento disso. Agora vai se afunilando. Acredito que o recesso também vai ajudar nisso, dando condições de intensificar essas articulações, as conversas e vamos chegar a um entendimento. Esse é o desejo dos deputados”, argumentou o deputado.

Hoje, a Mesa Diretora é formada por sete cadeiras, sendo atualmente composta pelo deputado Eduardo Botelho (União Brasil), como presidente; Max, 1º secretário; Janaina Riva (MDB), 1ª vice-presidente; Wilson Santos (PSD), 2º vice-presidente; Valdir Barranco (PT), 2º secretário; Gilberto Cattani (PL), 3º secretário e Valmir Moretto (Republicanos), 4º secretário. 

A eleição, que antes estava marcada para setembro, foi antecipada para o dia 7 agosto, no retorno do recesso parlamentar, por conta do período eleitoral, já que quatro deputados são pré-candidatos nas eleições municipais deste ano.

Para o próximo biênio, a Mesa Diretora contará com quatro novos cargos: dois de vice-presidente e dois de secretário.



Fonte