Especialista destaca a importância de mitigar os riscos ao canavial
Agrolink
– Leonardo Gottems
Especialista destaca a importância de mitigar os riscos ao canavial – Foto: Pixabay
O 20º Insectshow ocorrerá em Ribeirão Preto nos dias 10 e 11 deste mês, com destaque para a Albaugh, empresa americana líder em produtos para controle de pragas na cana-de-açúcar. O entomologista Newton Macedo, especialista no combate à cigarrinha das raízes, discutirá a importância da rotação de Inseticidas para evitar resistência. Edivaldo Panini, da Albaugh, apresentará o inseticida Porcel (piriproxifen) e seus diferenciais de ação durante o evento.
Newton Macedo, entomologista e consultor, destaca a importância de mitigar os riscos ao canavial desde a primeira geração da cigarrinha das raízes, Mahanarva fimbriolata, devido à sua resistência a diferentes inseticidas. Ele explica que cada geração do inseto dura aproximadamente sessenta dias, totalizando um ciclo de 180 dias.
Após esse período, os ovos permanecem no solo por seis meses até eclodirem como ninfas na primeira geração, que subsequentemente impulsionam as gerações seguintes de outubro a novembro. Macedo ressalta que, considerando que 77% do crescimento da biomassa da cana ocorre entre outubro e março, a presença do inseto já na primeira geração é prejudicial, tornando crucial interromper sua evolução nesse estágio inicial.
“Entra-se, então, com o inseticida piriproxifen (Porcel). O produto age sobre a cigarrinha e não pega inimigos naturais de pragas: polinizadores, meliponídeos, formigas e agentes como Cotesia flavipes, parasitoide da broca da cana. A presença de inimigos naturais não permite que 85% da quantidade de ovos de mariposas da broca da cana convertam-se em praga. Nos dias de hoje, Porcel se mostra o defensivo mais amigável aos organismos benéficos da cana”, finaliza Newton Macedo.