Foi um tapa na cara da oposição, diz Emanuel sobre prêmio de qualidade fiscal | …

Luiz Alves/Secom-Cuiabá

Emanuel Pinheiro

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse que receber o prêmio por ter ficado em 1º lugar no II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024 foi um tapa na cara dos vereadores de oposição. A compensação foi entregue pela Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, no início da semana.

Em dezembro de 2023, o Tribunal de Contas do Estado havia reprovado as contas do prefeito referente ao ano de 2022, apontando um rombo de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos. A mensagem havia sido enviada para a Comissão Orçamentária da Câmara de Cuiabá que iria dar o seu parecer e enviar para votação em Plenário.

No entanto, foi impedida pela Corte de Contas, por meio do conselheiro Valter Albano, que aceitou o recurso de Emanuel e determinou a retomada as análises das contas, alegando falhas no parecer anterior. Mesmo com apontamentos de déficit em sua gestão, Emanuel foi contemplado, em 1º lugar, com a premiação.

“Foi um tapa na cara da oposição. O Tribunal de Contas não, tanto é que eles reverteram e não existe mais conta reprovada. Está suspenso, estão analisando profundamente pela própria decisão do conselheiro Valter Albano, que é um conselheiro respeitadíssimo, os técnicos do TCE estão analisando profundamente a defesa do prefeito Emanuel Pinheiro”, pondera Emanuel.

O gestor acredita que, com a nova análise, irá se fazer justiça e “cair por terra” o que ele classifica como Fake News, que são as alegações de que Cuiabá estaria com o orçamento “quebrado”.

“Há uma tentativa de tentar atingir o prefeito da Capital e a nossa gestão. Na Câmara também, a base está lá, firme, convicta, participou de todo esse processo de mudanças de entregas e transformação de Cuiabá. Agora a oposição sem pauta que tenta pelo quanto pior melhor, essa sim que deve estar mordendo o cotovelo”.



Fonte