- Os títulos estão se tornando atraentes à medida que os investidores estão voando para a segurança.
- Em determinado momento, na semana passada, o rendimento de uma nota do Tesouro de dois anos estava acima de 5%; que chamou a atenção dos investidores.
- Uma estratégia de escada pode ser sua melhor abordagem.
Os títulos são um porto seguro mais uma vez, pois o vôo para a segurança está em andamento. As ações estão sob pressão, mas alguns investidores não entendem o motivo. Sim, parte disso é sobre gerenciamento de risco, mas se fosse esse o caso, os títulos nunca teriam perdido a preferência dos investidores. Este é mais um caso de fluxo de capital onde é mais bem tratado. E depois de anos não tratando bem os investidores, os títulos estão tratando muito bem os investidores.
Em um ponto na semana passada, o rendimento das notas do Tesouro de dois anos estava acima de 5%. E esse parecia ser um ponto psicologicamente importante para os investidores. De repente, um rendimento garantido de 5% nos próximos dois anos era melhor do que um retorno total que você poderia obter até mesmo das melhores ações de dividendos de primeira linha. E nem é preciso dizer que é melhor do que guardar dinheiro em uma conta poupança.
Na verdade, o rendimento atraente da T-note de dois anos é citado como uma das razões para a corrida bancária que aconteceu no Silicon Valley Bank, que é propriedade de Grupo Financeiro SVB. Os investidores retiraram seus depósitos não garantidos e fugiram para os Tesouros. Isso fez com que o rendimento dos títulos de dois anos caísse para 4,043%, à medida que a demanda aumenta (os preços dos títulos e os rendimentos se movem em direções opostas).
Então a dúvida que está na cabeça dos investidores é se ainda dá tempo de comprar. A resposta dependerá da sua opinião sobre a economia.
Esta não é uma economia normal
Em uma economia tradicional, ações e títulos se movem em direções opostas. Para aqueles que não estão familiarizados, deixe-me explicar.
Quando a economia está forte, as ações são mais atraentes e os títulos menos atraentes. Isso, por sua vez, faz com que os rendimentos dos títulos subam à medida que os preços dos títulos caem.
O oposto é verdadeiro quando a economia está fraca. As ações tendem a ser vistas como tendo mais riscos e os títulos como menos arriscados. Isso faz com que os rendimentos dos títulos caiam à medida que a demanda por títulos (e os preços dos títulos) aumenta.
Mas isso é em uma economia normal. Os EUA têm sido tudo menos uma economia normal desde a última crise financeira – se não antes. E a razão para isso é a variável que está em questão agora: as taxas de juros.
Desde o resgate bancário de 2008, os rendimentos dos títulos permaneceram deprimidos, pois as taxas de juros permaneceram em taxas muito baixas, historicamente falando quando a economia estava forte. A carteira 60/40 não fazia sentido porque as ações eram a escolha óbvia para o crescimento.
Quando a pandemia atingiu, o governo imprimiu trilhões de dólares para estimular a economia. As taxas de juros foram reduzidas a zero. Isso permitiu que as ações permanecessem atraentes e os rendimentos dos títulos permanecessem deprimidos.
Mas nos últimos 12 meses, o Federal Reserve aumentou as taxas de juros de quase zero para 5%, enquanto o governo continua injetando dinheiro no sistema. Isso está causando a fuga para os títulos. Também está tornando atraentes outros ativos tradicionais de refúgio, como o ouro.
Ainda dá tempo de comprar títulos?
Enquanto escrevo isso, o rendimento da nota do Tesouro caiu drasticamente. Isso é normal, pois a demanda por títulos está em níveis recordes. Mas em torno de 4%, os rendimentos dos títulos ainda são altos do ponto de vista histórico.
Então, ainda dá tempo de comprar títulos? Pode ser, mas muito dependerá da direção futura das taxas de juros. O Goldman Sachs (NYSE:) já está antecipando que o Federal Reserve fará uma pausa em sua campanha de taxa de juros. E, mesmo que não suspendam as taxas de juros, a ótica de aumentar as taxas em 50 pontos-base seria ruim. Isso porque o aumento das taxas de juros foi um fator-chave na má conduta do Silicon Valley Bank.
Outro fator que você deve considerar é por quanto tempo você pode amarrar seu dinheiro em títulos. Essa é uma das razões pelas quais o 2-year foi tão popular. Os investidores não queriam imobilizar seu dinheiro por mais tempo do que o necessário, na expectativa de que as ações pareceriam mais atraentes em alguns anos.
Mas, novamente, esses investidores podem estar apostando em uma economia normal. Esta não é uma economia normal. Então, se você está olhando para títulos, a melhor abordagem pode ser uma estratégia de “escada”. É quando você compra vários títulos com datas de vencimento diferentes. À medida que os títulos amadurecem, você reinveste o principal e constrói sua escada. Isso diversificará seu risco de taxa de juros, mas poderá custar algum rendimento.