Superintendente do Incra em MT é exonerado; PT indicará substituto | …

O superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso, Edtânio Santos de Oliveira, foi exonerado do cargo. Ele havia assumido o cargo do Governo Federal em abril do ano passado, por indicação do PT e do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que também indicará o substituto.

Reprodução

Edt�nio Incra

“Hoje saio da Superintendência do Incra feliz pelo trabalho que nós fizemos. Conseguimos a reabertura do Incra, trabalhamos pelo novo espaço que em breve o servidores terão, fizemos um trabalho amplo em Mato Grosso de presença em todas as nossas regiões. Foram mais de 2 mil títulos entregues, mais de 2 mil novas famílias assentadas, cinco novos assentamentos criados em Mato Grosso, retomando a reforma agrária. Acho que já deixei a minha contribuição e agora vou seguir novos desafios, um novo caminho”, afirmou o petista.

Segundo Edtânio, um dos motivos da saída foi para poder se dedicar mais à família e aos filhos. “O Incra é abdicação, abrir mão de muitas coisas em função do trabalho”. Ele também agradeu ao PT e a Barranco pela indicação do nome dela para ocupar a superintendência.

Na época da nomeação, Edtânio era assessor do gabinete de Valdir Barranco e deixou a Assembleia Legislativa  para ficar à frente do Incra.

Agora, o PT e seus aliados discutem um novo nome para ocupar o cargo. Barranco, que tem uma das bandeiras a reforma agrária e foi superintendente do Incra de 2011 a 2014, no governo  de Dilma Rousseff (PT), já articula um substituto. Diversos nomes estão sob avaliação.

apurou que Barranco e a diretora executiva da Conab já dialogam com o presidente nacional do Incra, César Aldrighi, sobre a substituição. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT-SP), também participa da discussão. 

Por enquanto, Helton Antônio da Silva, servidor de carreira do Incra, assume a Superitendencia de Mato Grosso como interino. 



Fonte