O atleta Wendell Jeronimo, que treina em Pontes e Lacerda (a 443 km de Cuiabá), levou a medalha de bronze na final dos 5000 metros rasos no Campeonato Ibero-americano de Atletismo, em Cuiabá. O mato-grossense fez a marca de 14:27,73, ficando atrás do colombiano Pedro Alejandro Marin e do brasileiro Altobeli Santos da Silva.
Em entrevista ao , Wendell celebrou o resultado, mas reclamou do calor excessivo devido ao horário da prova. O atleta justificou que está há cinco meses fora de casa, onde passava por maratona pesada de disputas, o que pode ter dificultado o seu desempenho. Apesar disso, o mato-grossense comemorou a marca e afirmou que disputar um Ibero-Americano em casa é difícil, por conta da pressão que aumenta pelos bons resultados.
Geovanna Torquato/Rdnews
“Venho de uma maratona, quando corri no domingo passado. Então vou descansar daqui uma semana, praticamente . Mas referente ao resultado de hoje, consegui um resultado legal, fiz uma estratégia de sair antes para fazer uma quebra, por conta do calor, mas senti muito desgaste, até porque o horário da prova não foi adequado para os atletas. Mas estou feliz por conseguir estar no pódio. Agradeço à secretaria do estado, o governador Mauro Mendes, a imprensa que está divulgando nosso trabalho, entre outras pessoas envolvidas na realização desse evento”.
“Competir em casa, querendo ou não, existe um pouco mais de pressão. Mas está tudo bem. Estou longe de casa há cinco meses, não vejo minha família, passei por momentos difíceis, com ansiedade, acho que isso me atrapalhou um pouco. Foi muito desgastante”, disse o corredor de 32 anos.
Wendell foi o melhor brasileiro colocado pela segunda vez consecutiva na Corrida de Reis 2022, quando fez o trajeto de 10km em 30 minutos e 04 segundos – apenas 1 minuto e 10 segundos a mais que o campeão Maxwell Kortek Rotich, de Uganda. Pela Seleção Brasileira, foi campeão do Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano na modalidade de Cross Country (10km).
Wendel é bolsista do Programa Olímpus do Governo do Estado de Mato Grosso e uma esperança brasileira para as provas de meio-fundo e fundo.
MT no pódio
A atleta mato-grossense Lissandra Campos também faturou o segundo lugar da prova do salto em distância na noite desta sexta-feira (10), no campeonato de atletismo, em Cuiabá. Natural de Nossa Senhora do Livramento (a 34 km de Cuiabá), a atleta atingiu a marca de 6,53 metros.
Além de Lissandra e Wendell, outros dois mato-grossenses continuam na competição. Os atletas Jânio Varjão, finalista dos 800m e Almir Junior, do Salto Triplo; seguem no torneio com suas provas no final de semana.
Ibero-Americano
O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é uma competição da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), com realização do Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e SESI-MT.
Com acesso gratuito ao público, a competição também será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, por meio dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo.