A Microsoft confirmou, nesta terça-feira (19), que as atualizações cumulativas do Windows 11 podem causar problemas no Wi-Fi do computador. O comunicado aconteceu após usuários do Reddit, do Twitter (X) e de comunidades da empresa se manifestarem acerca da instabilidade.
“A Microsoft recebeu relatos de um problema em que alguns adaptadores Wi-Fi podem não se conectar a algumas redes após a instalação [da atualização] KB502288”, pontuou a Microsoft em uma atualização do hub de integridade do Windows.
A atualização cumulativa do Windows 11 introduz problemas para o adaptador do Wi-Fi do computador.Fonte: GettyImages
Segundo a Microsoft, o problema parece afetar usuários que tentam acessar redes Wi-Fi empresariais, educacionais ou públicas com autenticação 802.1x. De acordo com consumidores, o problema também interfere em redes corporativas (ubcsecure, ubcprivate e eduroam).
Atualmente, a Microsoft está investigando a causa do problema. Para acelerar o processo, a companhia pede para que usuários afetados pelo bug forneçam feedback usando a ferramenta “Recriar problema” do Feedback Hub.
Solução temporária para o problema no Windows 11
Enquanto a Microsoft não libera uma atualização com a correção, a melhor alternativa para consumidores afetados é desinstalar a atualização manualmente. O processo não é complicado, mas exige tempo. Confira o passo a passo:
- Abra o menu Iniciar;
- Procure por “Windows Update” na barra de busca;
- Vá em “Histórico de atualizações” e clique em “Desinstalar atualizações”;
- Na lista de compilações instaladas, selecione o pacote problemático — KB5033375 ou KB50532288 — e clique no botão “Desinstalar”;
- Após a finalização, reinicie o computador.
Após seguir o tutorial, o computador deve inicializar já sem as adições do update e livre do problema. Para garantir que o erro não vai acontecer de novo, desative as atualizações automáticas do Windows Update por algum tempo.