O Android 14 acaba de ganhar uma ferramenta capaz de detectar que o usuário fez capturou a tela de un aplicativo. O recurso também pode notificar o usuário quando um print é tirado no celular mesmo sem a sua permissão.
A novidade começou a ser liberada na terça-feira (28) para os desenvolvedores, mas já está disponível em alguns apps.
Chegando à versão mais recente do Android por meio de uma API, a funcionalidade exerce um papel semelhante ao do recurso presente no Snapchat, que alerta quando alguém faz um print do conteúdo compartilhado. O mecanismo também pode bloquear a captura, dependendo do caso.
Detector de captura de tela do Android 14 em ação.Fonte: 9to5Google/Reprodução
A função pode ser encontrada em poucos apps, no momento, ficando fora de serviços importantes como Google Pay e Google Wallet, por exemplo. Mas algumas plataformas o implementaram logo após o lançamento, como o app de compras OTTO.
Como mostrou o 9to5Google, o detector de captura de tela do Android 14 exibe uma notificação assim que o sistema identifica o print tirado no aplicativo OTTO. Mas há uma ressalva: o recurso só emite o alerta quando a captura é feita usando os botões do celular, abrindo brecha para métodos alternativos burlarem a tecnologia.
Reforçando a segurança no Android 14
Para o usuário final, a principal melhoria oferecida pela nova função do Android 14 é o reforço da segurança. Como alguns apps têm a capacidade de tirar prints secretamente e enviá-los para seus desenvolvedores, o usuário pode descobrir na hora que isso está sendo feito.
Dessa forma, é possível tomar uma atitude imediata contra o programa em questão, bloqueando-o ou realizando a sua exclusão do celular. Com isso, protegendo fotos, vídeos, documentos, e-mails, dados bancários e outras informações pessoais de acessos indevidos.
No caso dos apps de bancos, a própria plataforma é capaz de realizar o bloqueio da captura de tela se alguém tentar fazer um print do extrato da conta ou dos dados do cartão de crédito. É importante destacar que a funcionalidade precisa ser habilitada pelo desenvolvedor.