No total, estão previstos 15 voos no decorrer dos próximos dias para repatriar brasileiros que pediram ajuda para deixar o país em razão do conflito com o Hamas. Aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira pousa em Roma como parte da repatriação de brasileiros na zona de confronto no Oriente Médio
Força Aérea Brasileira/Divulgação
O governo brasileiro informou nesta segunda-feira (9) que 1.744 brasileiros – a maioria turistas – pediram ajuda para deixar Israel em razão do conflito contra o Hamas. Desses, 73,2% não têm cidadania israelense.
Três cidadãos brasileiros seguem desaparecidos desde sábado, quando começaram os ataques. A Embaixada do Brasil tem mantido contato com familiares, amigos e autoridades locais.
O primeiro avião enviado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a operação de resgate irá decolar do território israelense na terça (10) trazendo o primeiro grupo.
No total, segundo o governo brasileiro, estão previstos 15 voos no decorrer dos próximos dias.
Os brasileiros incluídos nas listas de repatriação serão contatados por telefone. Pontos de encontros foram determinados em Tel Aviv e em Jerusalém, dos quais serão transportados por ônibus organizado pela embaixada.
No sábado, o Ministério das Relações Exteriores informou três contatos para brasileiros em situação de emergência – os três com o aplicativo WhatsApp instalado:
Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610
Governo anuncia operação de repatriação de brasileiros que estão em Israel
Infográfico explica início do conflito em Israel
Arte/g1
Fonte