Sem espaço para ficar e com pouco ar, jornalistas de dois países e a polícia ajudaram a evitar tragédia. Seis mulheres imigrantes, quatro vietnamitas e duas iranianas, foram resgatadas após ligarem para uma jornalista da emissora britânica BBC.
Uma delas fez uma ligação desesperada para a jornalista Khue Luu pedindo ajuda para resgatá-la, assim como as outras pessoas que originalmente estavam indo da França para a Inglaterra. Elas não sabiam qual carro estavam usando, qual era a placa e para onde estavam indo.
“Você está na Europa? Por favor, ajude, é urgente”, foi o que uma mulher disse na ligação, relatou a jornalista.
As mulheres entraram no baú do caminhão por volta de 00h30 do horário local e depois de 10 horas os dados de localização do celular delas começou a indicar um caminho diferente, como se o caminhão tivesse feito meia-volta.
Khue diz ter recebido um vídeo e algumas fotos que mostravam o espaço extremamente apertado que elas estavam cercadas de caixas de papelão contendo bananas.
Com essas informações a jornalista entrou em contato com colegas na França que pudessem ajudar na localização do veículo e no resgate das meninas.
Por meio de uma transmissão em tempo real da localização enviado pela mulher dentro do caminhão, a polícia foi comunicada e passou a perseguir o veículo.
Após a interceptação, todas foram resgatadas e o motorista preso. Ele já estava sob investigação.
Fonte