O Cuiabá está a 29 dias sem poder usar um dos seus principais perfis de rede social. O clube já chegou a entrar com petição para aumento da multa diária ao Facebook pela suspensão da página oficial da equipe no o Instagram, que foi derrubada no dia 8 de agosto, sob a suspeita de tentativa de um ataque hacker. Até o momento a conta não foi restabelecida e o time aguarda, ao menos, uma explicação quanto ao banimento.
O juiz da 7ª Vara Cível de Cuiabá, Yale Sabo Mendes, determinou no dia 22 de agosto que o Facebook restabelecesse a conta do clube dentro de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.
Reprodução
Conforme o Cuiabá, o perfil foi desativado/banido pelo Facebook sem aviso prévio, sob alegação de violação de termos de uso da plataforma. Diante da decisão da plataforma, a diretoria do time entrou em contato com o suporte do Facebook, mas não obteve respostas sobre os denunciantes ou quais seriam os conteúdos que infringiram as normas do Instagram.
O magistrado entendeu que a “desativação dos perfis se deu de forma unilateral por parte da ré”. A plataforma citou como justificativa de banimento apenas infrações contra os “Termos de Uso”, porém, disponibilizou mecanismos ao Cuiabá para que pudesse se defender, “ficando à mercê das normas impostas” pela rede social.
A empresa Meta, responsável pelo Instagram e pelo Facebook, não se manifestou sobre o o assunto até o momento. O Instagram do Dourado é o principal meio de comunicação entre clube e torcida, com aproximadamente 340 mil seguidores.
O próximo compromisso do Cuiabá será diante do América-MG, no dia 15 de agosto, na Arena Pantanal, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.