- O atual cenário de juros altos favorece o setor financeiro
- E a crise bancária dos EUA trouxe as avaliações dos bancos e seguradoras europeus para níveis mais acessíveis
- A solidez do sistema bancário europeu não garante nenhum risco sistêmico específico
- Aqui estão 4 ações para considerar a compra antes da decisão do BCE, de acordo com o InvestingPro
O pânico desencadeado pela crise bancária nos Estados Unidos se espalhou para a Europa, reduzindo significativamente as já baixas avaliações e tornando os bancos e seguradoras europeus opções atraentes de investimento.
Enquanto isso, o setor financeiro tem sido o principal beneficiário do aumento das taxas de juros, graças às margens de juros mais altas e à melhoria das receitas globais.
O setor bancário europeu está sujeito a maior escrutínio e supervisão do que o setor americano. Uma situação no estilo do Banco do Vale do Silício é, portanto, muito menos provável.
Além disso, os balanços e as salvaguardas regulatórias (sobre liquidez e empréstimos) melhoraram significativamente nos últimos anos.
Depois da Fed, é a do BCE, que deverá aumentar as taxas em 25pb para 3,75%. E essas 4 ações podem se beneficiar do atual cenário de aumento das taxas de juros.
1. Banco Santander
O Banco Santander (NYSE:) é um banco espanhol com margens de lucro e receitas crescentes, que já mostra uma tendência de sustentabilidade no médio e longo prazo em seus mais recentes.
Ele superou consistentemente as estimativas dos analistas. Embora eu acredite que a qualidade do balanço do Credito Emiliano seja superior, há um desconto maior ao valor justo aqui, pouco acima de 50%.
Fonte: InvestingPro
2. Zurich Insurance Group
A Suíça, outra vítima do pânico bancário, também oferece algumas pechinchas, incluindo a gigante seguradora Zurich Insurance Group (OTC:).
A seguradora tem uma pontuação média de qualidade de 3/5 no InvestingPro. Mas o desconto a valor justo torna a ação uma interessante opção de investimento.
Fonte: InvestingPro
Observando o gráfico abaixo, nos últimos 5 anos, as avaliações relativas foram o elo fraco na avaliação geral.
No entanto, após alguns anos de estagnação, é possível que o atual cenário de alta de juros (que deve ocorrer na Europa ao longo de 2023) leve a uma retomada do crescimento de receitas e receitas e consequente recuperação das ações preço.
Fonte: InvestingPro
3. Crede
Com seu volume de negócios crescente e uma pontuação geral de saúde de 4,5 no InvestingPro, é uma boa ação a se considerar investir.
Fonte: InvestingPro
Com um desconto potencial em torno de 20%, o valor justo também é atrativo.
4. FinecoBank
Também vale a pena avaliar, além da Credem na Itália, o FinecoBank Banca Fineco SpA (BIT:), com excelentes índices CET1 e LCR, embora aqui as avaliações já estejam no valor justo.
eu usei InvestingPro para analisar as ações acima. Você pode acessar a ferramenta se inscrevendo neste link.
Encontre todas as informações que você precisa no InvestingPro!
Isenção de responsabilidade: O autor da análise é longo em Credem. Este artigo foi escrito apenas para fins informativos; não constitui uma solicitação, oferta, conselho, aconselhamento ou recomendação de investimento, como tal não se destina a incentivar a compra de ativos de qualquer forma. Gostaria de relembrar que qualquer tipo de ativo, é avaliado de vários pontos de vista e é altamente arriscado e, portanto, qualquer decisão de investimento e o risco associado permanecem com o investidor.”