Mais de 280 estudantes vão representar Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecem de 21 de setembro a 3 de outubro, em Recife (PE). Com idade entre 12 e 14 anos, os jovens atletas competem em 18 modalidades esportivas, após garantirem suas vagas nos Jogos Escolares Mato-grossenses, promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Além de realizar as seletivas regionais e estaduais da competição escolar, a Secretaria também custeia e organiza a viagem em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto Escolar (FMDE).
Secel-MT
“É muito importante a participação de Mato Grosso nesse que é o maior evento de esporte educacional do país, nessa faixa etária. Estamos muito felizes em fazer parte, realizando antes as seletivas e agora levando nossos atletas. São investimentos e prioridades do Governo do Estado para que o esporte mato-grossense esteja, desde a base, em constante desenvolvimento”, expressa o secretário da Secel, David Moura.
Um grupo de 95 atletas embarcou nesta sexta-feira (20.09) rumo à capital pernambucana, já que a competição nacional é dividida em blocos de modalidades. Até a próxima quinta-feira (26.09), as disputas são de judô, wrestling, atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, tênis de mesa, handebol e voleibol.
Os próximos grupos saem de Cuiabá nos dias 24, 28 e 29 de setembro para competir nas modalidades de taekwondo, karatê, xadrez, badminton, basquetebol, futsal, vôlei de praia, ciclismo, ginástica artística e natação.
Fazem parte da delegação estudantes oriundos de escolas públicas e privadas dos municípios de Água Boa, Araputanga, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Ipiranga do Norte, Itaúba, Itiquira, Jauru, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
De acordo com o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, que também chefia a delegação, a participação na competição nacional é uma oportunidade de integração e evolução esportiva para os atletas.
“Os estudantes mato-grossenses irão conhecer, socializar e competir com os melhores atletas do país dessa faixa etária. E queremos proporcionar as melhores condições para que vivam essa experiência tão importante para a vida pessoal e esportiva. Mais do medalhas para o Estado, o retorno para o esporte educacional vai ser sempre compensador!”, conclui o superintendente.