O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024, que será realizado de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), já recebeu as inscrições de 23 países e 455 atletas, um número bem representativo e que vai movimentar Cuiabá.
O prazo para o fechamento das inscrições termina em 16 de abril, mas já confirmaram presença na competição os seguintes países: Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.
Wagner Carmo/CBAt
O atleta Pedro Henrique Nunes (Endurance Sports-AM) busca o índice olímpico para os Jogos de Paris (fixado pela World Athletics em 85,50 m) e ou pontos no Ranking Mundial. “Temos o Ibero-Americano e o GP Brasil-Cuiabá pela frente e, antes disso, o Estadual. Então é seguir com a preparação e, se Deus quiser, fazer o índice”.
O jovem de 24 anos, nascido em Parintins (AM), treina em Manaus, com Margareth Bahia Marques Haiden. É o recordista brasileiro do lançamento do dardo, com 83.89 m (estabelecido no GP Brasil de 2023, em São Paulo).
A barreirista Chayenne Pereira da Silva (EC Pinheiros-SP) tem o objetivo de obter boa performance. “Quero fazer o índice no Ibero ou no GP de Cuiabá”, afirma a atleta que depois de competir em Mato Grosso seguirá para um período de treinamento e competições na Europa – terá como base o Centro de Treinamento de Jamor, em Oeiras, perto de Lisboa, Portugal.
Corrida de Combate ao Trabalho Escravo
O campeonato conta ainda com a 3ª Corrida Estadual de Combate ao Trabalho Escravo, que será realizada no dia 12 de maio do Parque Tia Nair, em Cuiabá.
Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de abril no site Morro-MT. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae).
A corrida terá um percurso de 5 km para o público em geral, enquanto a elite irá competir em um percurso de 10 km, visando alcançar o índice para o Campeonato Ibero-americano de Atletismo.
O evento
Competição gerenciada pela Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), o Ibero-Americano reúne a cada dois anos países ibero-americanos mais Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português.
Wagner Carmo/CBAt
O Brasil recebeu quatro edições: em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).
Em Cuiabá, conta com realização da AIA, Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso, e parcerias com a Federação de Atletismo do Mato Grosso (FAMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Serviço Social da Indústria (Sesi MT)
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições. As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.