Rodinei Crescêncio/Rdnews
Ana Cláudia Barros é astróloga, especialista em mapa astral e resolução solar. Ela explica que o protagonista do ano de 2024 é Saturno, que chama a todos à responsabilidade, muitas vezes por meio de desafios que exigem paciência e determinação. No campo pessoal, será um tempo de olhar para o interno, devido ao trânsito de Saturno em Peixes, do cuidado com a saúde mental e sentimentos. Segundo a astróloga, há a necessidade de dar uma pausa na correria do dia a dia. Outro ponto em destaque será o avanço da tecnologia, da realidade virtual, tendo como ponto negativo o disseminar das fake news. Em entrevista especial ao , ela fala um pouco sobre o que esperar do ano de 2024, quais planetas irão influenciar o ano e os signos sentirão mais as energias com o novo ciclo que está prestes a se iniciar.
***
Confira, abaixo, os principais trechos da entrevista:
Para começarmos, o que esperar de 2024?
Um ano de mudanças. Um ano que pode ser muito surpreendente para quem conseguir abrir a mente, mudar de ideia, recalcular as rotas. É um ano que vai trazer mudanças de percurso e surpresas que a gente sempre intenciona que sejam boas, mas eu acredito que o caos precede o cosmos sim, então às vezes para alcançar toda a luz, a gente encara os desafios e isso é algo que já vem acontecendo nos últimos anos. Nunca se viu tanta tragédia, tanto abuso, tanta violência, corrupção e isso sempre existiu, mas ficava embaixo dos panos. Conforme a gente vai enxergando as coisas desafiantes é que a gente vai tendo consciência para enxergar o difícil e não fingir que não está acontecendo. Nesse momento, quem está aqui agora, são os corajosos que decidiram encarnar neste momento de transição.
O ano de 2024 será regido por Saturno, que tem fama de ser o planeta do caos, podemos dizer que o próximo ano será caótico?
O Saturno é o planeta do carma, é o senhor das responsabilidades, é um grande pai, mas também é severo. Ele não passa a mão na cabeça, ele chama para a responsabilidade e esse ano ele estará em uma dupla regência porque desde 2017 ele é o grande regente e essa regência dura 36 anos. Em 2024 ele também é o regente do ano, então além dele estar nesse grande ciclo, ele faz parte desse ciclo menor.
Saturno fala de praticidade, vamos resolver, vamos trabalhar, vamos crescer. Ele está em peixes desde 2023 e vai ficar até 2025, então peixes é o signo com a energia mais sutil, mais sonhadora, mais espiritual do zodíaco. É como se fossemos olhar para o guru interno que temos em nós e começar a confiar que existe o mestre interno e se responsabilizar com os momentos de silêncio, de pausa, de quietude.
“Saturno pode dar impressão que é trabalho, que é correria e às vezes essa produtividade que é muito incentivada pelo nosso sistema também adoece. Deixa a gente só no racional e peixes é a intuição, a sensibilidade”
Saturno pode dar impressão que é trabalho, que é correria e às vezes essa produtividade que é muito incentivada pelo nosso sistema também adoece. Deixa a gente só no racional e peixes é a intuição, a sensibilidade. Por isso todos estamos sendo convocados a olhar para a saúde mental. Para as doenças psíquicas, para o espiritual. Não importa qual seja a religião, importa que a gente precisa confiar que algo superior está nos conduzindo, está nos regendo e se eu estou só na pressa, na correria, é só aquela neura que está falando na nossa mente. Saturno fará com que a gente possa sair da zona de desconforto. Ele é sim um grande protagonista deste ano.
Podemos dizer então que 2024 é um ano para dar uma pausa e se cuidar?
Saturno irá continuar nos influenciando nos próximos anos, mas ele ficará em peixes só até 2026. Então nos próximos anos é como se você precisasse construir bases de sustentação interna porque em 2025 e 2026, Saturno vai chegar em Áries, que é o impulso. Como eu vou dar o ponta pé, o próximo passo, se eu não estiver firme por dentro? Então é um ano que pode aparecer ainda mais as questões mentais, a depressão, o pânico, a ansiedade porque é onde temos que focar.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Ano que vem é ano eleitoral. Qual a influência disso tudo na política? Quais pontos precisam de mais atenção?
A gente pode falar nesse momento da influência de Plutão, que fala de renovações, de mudanças, e em 2024 Plutão vai chegar em Aquário e vai ficar por 20 anos. Ele vem de capricórnio desde 2018, que representa as estruturas, as tradições, a família, o governo, as finanças, tudo o que é estruturado. Para você ter uma ideia, em 2018 foi quando aconteceu a quebra do banco Lehman Brothers, dos Estados Unidos, ou seja, uma instituição financeira sólida que ruiu. É isso que Plutão faz, ele faz morrer alguma coisa. É profundo, fala de assuntos difíceis de lidar.
“A questão da mentira circulando, nas fake News, Plutão pode ser muito destrutivo porque Aquário dissipa as informações por isso terá que ter uma grande responsabilidade de cada um em passar uma mensagem para a frente, precisa checar a fonte, ver se a informação é real”
Quando ele chega em Aquário, ele fala de grupos, do coletivo e da tecnologia. Então a gente não sabe o que vai acontecer. Estamos em 2023 achando que já vimos de tudo, mas nesses próximos 20 anos vai ser uma loucura com relação a isso, em relação a realidade virtual, a metaverso.
A questão da mentira circulando, nas fake News, Plutão pode ser muito destrutivo porque Aquário dissipa as informações por isso terá que ter uma grande responsabilidade de cada um em passar uma mensagem para a frente, precisa checar a fonte, ver se a informação é real. Então eu acho que considerando a questão cultural a gente precisa ficar muito atento na questão da Inteligência Artificial porque hoje em dia imitam a nossa voz, o nosso rosto e isso vai ser algo para ter muito cuidado.
Também terá uma força maior na questão dos grupos, então união, revoltas populares, grupos querendo impor sua visão de mundo, isso é uma tendência e as mudanças acontecem a partir das revoltas. Plutão em Aquário traz esse cenário para 2024.
Alguma dificuldade esperada para o próximo ano?
Com isso de Júpiter transitando por gêmeos, como Júpiter amplifica e gêmeos fala da comunicação, a gente pode observar apagões devido a interferências eletromagnéticas, tempestades solares, interrupções solares e vamos começar a ver isso a partir do ano que vem.
Como isso irá influenciar as tecnologias, é bom colocar um dinheiro na carteira, deixar um dinheiro em casa para o dia que não for possível fazer uma transação online. É bom se precaver. Para quem trabalha diretamente com a internet, essa questão dos apagões, de ficar no escuro, pode ser que a gente já presencie em 2024 e vai enfatizar em 2025, 2026. Talvez a gente crie uma nova tecnologia para substituir, são mil e uma possibilidades, a gente não sabe o que vai acontecer, mas podemos esperar todo tipo de mudança.
Quais são os signos que serão mais afetados por essas movimentações em 2024?
Algo importante que precisamos falar é sobre os eclipses e ano que vem os signos que mais sentirão os eclipses são Áries e Libra, mas não só os arianos e os librianos estão sendo afetados e sim todos os signos podem sentir, mas esses dois com mais força.
“Os taurinos e os escorpianinos também vêm sendo muito mexidos desde o final de 2021 porque os eclipses passaram por eles e tem movimento forte acontecendo em Touro ainda. Não está fácil para eles desde 2019 porque existe uma certa resistência e teimosia na energia de Touro”
Os eclipses trazem um apagão para enxergarmos as coisas de outra forma. Todos que possuem esses signos em algum lugar do mapa, eles estão muito mexidos porque o eclipse mostra onde eles precisam olhar e o foco está em Áries, que é o posicionamento, a individualidade e em Libra, que é o oposto complementar, que são as relações. Nós precisamos nos posicionar, colocar limites, dizer o quanto fomos invadidos ao longo da vida. Esses dois signos estão firmes mexendo nessa consciência e que vão se relacionar aprendendo a falar não, a impor limites e não ceder a tudo e depois se sentir invadido e machucado.
Os taurinos e os escorpianinos também vêm sendo muito mexidos desde o final de 2021 porque os eclipses passaram por eles e tem movimento forte acontecendo em Touro ainda. Não está fácil para eles desde 2019 porque existe uma certa resistência e teimosia na energia de Touro, mas é porque os taurinos gostam de tudo sempre igual, de chão firme, não gostam muito de mudança e o que mais está acontecendo para Touro é mudança. Todos nós estamos sentindo, mas os taurinos e os escorpianinos estão aprendendo na veia a desapegar, a entender que não controla tudo, que a vida é uma impermanência.
Qual signo podemos dizer que terá mais sorte em 2024?
Um signo que será beneficiado é o signo de Gêmeos. Júpiter, que é um grande expansor, vai chegar em Gêmeos em maio de 2024 e ficará neste signo por 12 meses. Para todos nós ele amplifica essa capacidade de nos comunicar, de ser sociável, então é um otimismo em abrir a mente, pensar em novos ângulos, falar, mas também ouvir. Os geminianos, que são signos da comunicação, serão abençoados por essa passagem de Júpiter.
Terá algum mês mais favorável no próximo ano?
Um ponto alto de 2024 será em abril, lá pelo dia 20, que tem uma grande conjunção que irá acontecer entre Júpiter, que é esse planeta da sorte, da expansão, com Urano, que é o planeta das mudanças. Eles estarão juntos em Touro e Touro materializa as coisas. O que eu estou sentindo nos meus atendimentos e na minha própria vida também, é que existe um sentimento de querer mudança e a sensação é que a gente está um pouco arrastado, inseguro do passo que precisa dar. Então quando for dia 20 de abril, essa conjunção amplifica a mudança.
É bom intencionar o que estão desejando. A gente vai sentir as coisas acontecendo na prática e as materializações acontecendo. O mês de abril todo vai ser o mês mais radical do ano porque além de tudo isso ainda vai ter um eclipse e eclipse significa que é algo que está morrendo para podermos olhar de outra forma.
Eu acho que os meses de março e abril serão o período mais significativo para 2024 porque para a astrologia o ano novo começa mesmo quando o sol chega no primeiro signo, que é Áries e isso acontece no dia 20 de março.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Qual a sua visão sobre a superstição das cores para usar na virada do ano?
Eu acredito mais no que cada um está sentindo. Esse ano, por exemplo, eu passei de preto porque eu não tinha me preparado para escolher uma roupa e decidi contrariar tudo isso. Para mim foi um ano maravilhoso, mesmo tendo passado de preto. Eu acho que se cada um botar fé em alguma coisa aquilo dá frutos. Se alguém quiser usar uma peça de roupa nova simbolizando coisas novas, boas surpresas, porque é um ano de surpresas e de mudanças.
As pessoas que estiverem dispostas a deixar o barco navegar podem ser surpreendidas por mudanças inesperadas, propostas inesperadas, caminhos novos se abrindo e mudando a vida mesmo. O ano de 2024 está com essa energia.