O ex-prefeito Marcelo Ribeiro e sua esposa Sibely Moreno, que disputa a sucessão em Barão de Melgaço pelo PL
A exemplo de 2020, Barão de Melgaço tem cinco candidaturas à sucessão municipal neste pleito, entre elas duas mulheres que são esposas de ex-prefeitos e que devem polarizar a disputa majoritária.
A prefeita Margareth Gonçalves (União), mulher do ex-prefeito Munil Taques, busca a reeleição, mas corre risco de ter registro indeferido, já que suas contas de 2022 foram reprovadas pela Câmara Municipal, o que a tornaria inelegível. Margareth tem apoio do UB, PP e da federação PSDB/Cidadania.
O principal nome da oposição é da empresária Sibely Moreno (PL), esposa de Marcelo Ribeiro, que foi prefeito de Barão (2009/20212) e também vereador em Cuiabá. Sibely, que concorreu à deputada federal em 2022, tem dois partidos: PL e PSD.
Dois candidatos que foram apoiadores de Margareth em 2020 agora vão enfrentá-la nas urnas, sendo eles o ex-prefeito Ibson da Silva Leite (DC) e o ex-vereador e ex-vice-prefeito Neto Araújo (MDB). Também disputa Barão o ex-secretário de Obras da gestão Elvio, empresário Artur Manoel de Souza (PRTB).