Os fundos de hedge costumam ser chamados de dinheiro rápido ou inteligente porque estão um passo à frente do pensamento do mercado de rebanho.
Sou abençoado com a oportunidade de ter vários deles como clientes e entender o que eles estão observando nos mercados e qual pode ser o próximo grande comércio macro.
Nesta peça, compartilharei com você 2 desenvolvimentos macro e gráficos que os fundos de hedge estão observando.
1. Você está observando as caudas deflacionárias?!
O Fed de Minneapolis executa um excelente algoritmo que traça a distribuição implícita do mercado para a inflação esperada de 5 anos nos EUA (aqui).
Ele usa opções de produtos vinculados à inflação para determinar o que os investidores esperam como cenário básico e o que eles estão dispostos a pagar pelo lado positivo (inflação quente) ou pelo lado negativo (desinflação) do IPC dos EUA nos próximos 5 anos.
Se compararmos a distribuição de hoje (azul) com a de 2 anos atrás (vermelho), notamos que o caso base mediano para os investidores é que a inflação dos EUA ficará em torno de 2,25% nos próximos 5 anos: uma visão bastante confortável.
Mas o diabo está nos detalhes.
Enquanto há 2 anos o 10º percentil da distribuição estava em 1,56%, hoje está em 0,63% – bem próximo da deflação real. A cauda da “inflação quente” (90º percentil) também é um pouco mais alta em 4,63% contra 3,76% em 2021.
Embora o cenário base para a inflação à frente seja muito benigno, hoje os investidores estão mais preocupados com as caudas do que em 2021.
E, em particular, os riscos de cauda deflacionária estão voltando.
2. Volatilidade do mercado de títulos: olhe sob a superfície…
À medida que a crise bancária se desenrolava, a volatilidade do mercado de títulos literalmente explodiu: o custo de proteção contra um ciclo abrupto de corte do Fed disparou e a liquidez do mercado de títulos evaporou rapidamente.
Ultimamente, conforme descobrimos que o mundo não vai acabar tão cedo, a volatilidade do mercado de títulos está diminuindo rapidamente… mas estamos fora de perigo?
Este gráfico mostra a volatilidade implícita do mercado de 3 meses em (laranja, RHS) e (azul, LHS).
Os usuários da Bloomberg podem encontrar os tickers aqui: USSN0C2 BGN Curncy e USSN0C30 BGN Curncy.
Se você não tem Bloomberg, você pode encontrar e traçar esses tickers em nosso Painel de Mercado Ajustado à Volatilidade (tickers: US 3m2y Swaption ATM Vol, US 3m30y Swaption ATM Vol).
Este gráfico é interessante porque mostra que enquanto a volatilidade do mercado de títulos de ponta (laranja) recuou, mas permanece elevada, a ponta longa (azul) parece ser muito menos incerta sobre os resultados futuros.
Por que?
Como este cliente de fundos de hedge coloca com eloquência: o Fed pode ter uma forte influência nas taxas de 2 anos, mas as taxas de 30 anos são baseadas nas expectativas dos investidores e na incerteza sobre o crescimento futuro e a inflação.
E não há muito a ser incerto sobre isso – o Fed está em uma missão para acabar com o crescimento e a inflação, as taxas de 30 anos sabem disso e você nunca luta contra o Fed.
O que me leva aos 3 gráficos mais cruciais que os fundos de hedge estão observando para encontrar o próximo grande comércio macro e com o qual você também deve se preocupar.
***
Este artigo foi originalmente publicado no The Macro Compass. Venha se juntar a esta vibrante comunidade de macro investidores, alocadores de ativos e fundos de hedge – confira qual nível de assinatura é mais adequado para você usando este link.
Encontre todas as informações que você precisa no InvestingPro