Cerca de 14 mil advogados estão aptos para votar na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – para a escolha do novo presidente da entidade, nesta segunda-feira (18). Também serão escolhidas a composição do Conselho Seccional, Diretorias das Subseções e Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, Conselheiros Federais Titulares e Suplentes. Os mandatos são para o triênio de 2025 a 2027.
Pela primeira vez na história, o pleito será 100% online, por meio de sistema eletrônico fornecido pela empresa Webvotos, credenciada pelo Conselho Federal da OAB e auditada pela empresa The Perfect Link.
A votação acontece entre às 9h e 17h. A expectativa é de que a categoria descubra seu novo representante em até 15 minutos.
Quatro nomes estão na disputa. São eles: Gisela Cardoso, atual presidente da OAB-MT, que tenta a reeleição; Xênia Guerra, presidente da Seccional de Sinop, no Norte do Estado, que concorre pelo grupo de lideranças da Ordem como os advogados Leonardo Campos e Francisco Faiad; o advogado Pedro Paulo, que concorreu na última eleição, em 2021, quando Gisela foi eleita; e Pedro Henrique, advogado mais novo a entrar na disputa da presidência.
Rodinei Crescêncio/Rdnews
Gisela Cardoso, Xênia Guerra, Pedro Paulo e Pedro Henrique disputam comando da OAB-MT
A campanha foi marcada por polêmicas entre os candidatos. Em debate, realizado na Rádio CBN Cuiabá, realizado na quinta-feira (14), o advogado Pedro Henrique registrou boletim de ocorrencia e ameaçou fazer representação na Ordem contra o adversário Pedro Paulo, da Chapa 2, após confusão.
Pedro Paulo teria dito: “Você é moleque, baixa a bola se não…você toma cuidado comigo”. A fala teria sido dirigida a Francisco Sgaib, apoiador da Chapa 4 na disputa pelo comando da OAB-MT, que se sentiu ameaçado com o comentário e informou que irá registro de boletim de ocorrência na Polícia Federal e fazer representação na OAB contra o candidato da Chapa 2. O BO já está registrado.
No sábado, o Conselho Eleitoral da Ordem mandou o advogado Pedro Henrique suspender, de forma imediata, a veiculação de um vídeo em Francisco Esgaib, acusa Pedro Paulo, de agressão e ameaça. O presidente da Comissão, Joaquim Felipe Spadoni, considerou que o material que vinha sendo disseminado pela Chapa, não possui qualquer elemento que comprove a afirmação.
Além disso, candidatos trocaram acusações e afirmaram, por várias vezes, que os opositores estariam propagando fake news. Os embates mais diretos aconteceram entre Gisela e Xênia – que são oriundas do mesmo grupo, que rachou neste ano.